Brincadeiras para o 1º mês do seu Bebê

Oieee,

Neste post, quero conversar com você sobre o universo infantil. Os primeiro meses da nossa vida com nosso filho nos braços é um momento de aprendizagem para ambas as partes, não é mesmo?

Aprendemos a conhecer a nossa capacidade para lhe dar com o desconhecido, por mais que seja nosso filho, não deixa de ser uma nova vivência, com medos, inseguranças, muito amor, carinho e desejo em transmitir coisas boas, principalmente mães que está iniciando neste momento único.

E o que toda mãe deseja é transmitir amor, afeto,  carinho para que o filho tenha um crescimento saudável  e com bom desenvolvimento durante os meses e anos de sua vida. A família , mãe e pai, são essenciais para este bom desenvolvimento do bebê e da criança, em se tratando do aspecto físico, emocional, social e cognitivo. Pois são sua primeira referencia, nesta vida.

A presença dos pais, a tranquilidade em amamentar, o dialogo  com o bebe, um ambiente acolhedor, harmonioso entre a família ajuda muito os primeiro meses do bebê e da mãe que também precisa de cuidados.

E para auxiliar, as mamães e papais, como pode se dar o desenvolvimento do bebê, veja aqui ! E venha conferir as melhores brincadeiras para o 1º mês com o seu bebê.

O bebê de 1 mês tende a emitir alguns sons, é um bom momento para conversar com ele bem de pertinho.  Nessa fase, ele também consegue acompanhar um objeto em movimento — o que possibilita muitas brincadeiras. Faça também a mesma coisa, conversando com ele bem de perto.  Alguns bebês podem começar a dar gritinhos e gargalhadas. Mesmo se você estiver ocupada em algum outro lugar da casa, a criança ficará feliz só de ouvir sua voz.

Seu bebê vai começar a explorar as extremidades. Tudo porque ao nascer, ele não sabia que braços e pernas faziam parte dele. Agora isso começa a mudar, à medida que ele inicia a exploração do corpo. Essa exploração começa pelas mãos e pés. Você pode estimular o interesse segurando os braços dele em cima da cabeça e fazendo brincadeiras como “dedo mindinho, seu vizinho…” ou contando os dedinhos do pé.

Os bebês adoram sugar; eles também precisam sugar. Nesta fase, seu filho pode conseguir encontrar o polegar ou outros dedos para chupar.  O uso da chupeta é controverso. Há quem seja fã e há quem deteste. A principal vantagem da chupeta é acalmar o bebê e ajudá-lo a dormir, mas o uso prolongado pode provocar alguns problemas, como na dentição e na fala.

Fiquem atentos aos conselhos do seu pediatra. Embora desde os primeiros dias ele soubesse reconhecer você, ao fim do mês talvez já consiga demonstrar isso. Cerca de metade dos bebês nesta fase começa a provar que reconhece os pais e reage de forma diferente em relação aos desconhecidos.

Agora que o bebê fica acordado por mais tempo durante o dia, você pode aproveitar para cantar, ou tocar música para ele, isso estimula o desenvolvimento sensorial. Até o rádio fora da sintonia vai diverti-lo. Quanto mais variados os sons, melhor o impacto. E, com o tempo, você vai perceber que seu filho começa a ter gostos e a reagir com mais prazer a certas escolhas sonoras.

 

dicas-de-brincadeira-entre-mae-e-filhoa-para-ajudar-na-estimulacao
Depois que aprendeu a fixar o foco com os dois olhos, seu filho consegue agora acompanhar um objeto em movimento, coloque objetos, ou brinquedos macios. Um simples chocalho que você passar diante dos olhos da criança irá impressioná-la. Ou você pode brincar de se aproximar bastante do rosto dela e, aos poucos, mexer a cabeça de um lado para o outro, o que deve fazer com ela acompanhe o movimento.

E irá estimular e entreter seu bebê. Apesar de existirem brinquedos especialmente voltados para o desenvolvimento de bebês, alguns disponíveis na Loja Ser Mãe. E você em casa tem vários utensílios que irá estimular o seu bebê. Por exemplo: agitar papel alumínio ou um objeto culinário colorido diante de seu bebê.

Bom, acho que já são umas dicas boas!

Se identificou com alguma?

Gostou? Comente aqui!

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s