Como selecionar a 1ª escola da criança?

Quando se aproxima o quarto trimestre do ano (outubro/dezembro), já nos deparamos com o encerramento de mais um ano. Começamos a planejar nossos novos projetos, sonhos, para o próximo ano. E sempre fica aquela sensação… Nossa mais um ano que passou voando, já estamos no final do ano!

O quarto trimestre do ano, para muitas mães/pais, é um momento decisivo para a escolha de onde vai matricular o filho/filha. Em qual escola matricular? Perto de casa ou onde um dos pais estudou? Na escola X porque tem um método de preferência dos pais ou onde está um primo que já estuda lá?

Mesmo que cada família tenha seu parâmetro de escolha, acredito que temos algo em comum, que queremos o melhor para nossos filhos/filhas!

A socialização na escola é um fator que agrega muito a formação do indivíduo. Por isso, a identidade, a missão, os valores, a relação escola/família, as diretrizes pedagógicas da escola são de suma importância  no momento em optar por uma ou outra escola.

Toda escola precisa ter objetivos claros que pretende alcançar ao longo do ano letivo, ter metas a cumprir para buscar o desenvolvimento do indivíduo, bem como ter um meio eficiente para concretizá-lo.

A Coordenadora Pedagógica é a pessoa que mantemos o primeiro contato com a escola. Através de uma conversa, é ela que vai nos apresentar o projeto pedagógico, os valores, vai esclarecer como funciona a relação escola/família, e  tirar nossas dúvidas sobre diversas questões inerentes ao método aplicado pela escola, as rotinas da escola com o nosso filho.

Como dica, deixo minha contribuição para mamães/papais, três perguntinhas básicas:

  • Qual é o projeto pedagógico da escola? Essa pergunta é importante , pois é dela que virá a resposta de que tipo de cidadão a escola pretende formar para o mundo.
  • Se a escola investe em cursos de aprimoramento para as professoras? Essa pergunta é importante também porque salienta a preocupação da escola com a qualificação e a autoestima dos professores. Incentivar a novos conhecimentos, mantendo os professores atualizados com as novidade  no meio acadêmico, todos ganham, tanto os professores, por ter estimulados a buscar novos métodos de educação;  como os alunos, com educadores mais felizes e cheios de vontade de passar conhecimentos que adquiriram.
  • Como é a interação dos alunos com o projeto da escola? Essa pergunta também é importante porque demonstra como a escola vai trabalhar a forma de estimular os alunos em participar dos projetos, como forma de aprendizagem,  se são interessantes para cada idade escolar,  apresentados durante o ano letivo. E ainda, procure se informar se a escola faz algum tipo de atividade social. O trabalho social desenvolvido dentro de sala de aula revela a preocupação da escola com a formação da consciência de cidadania em cada aluno, o que não deixa de ser uma ação de grande valor.

como-selecionar-a-1a-escola-da-crianca

E é claro tem as perguntas direcionadas para cada faixa etária, na educação infantil , para mim são:

  • A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação?
  • As professoras têm , no mínimo, a formação de nível médio , magistério?
  • As salas de atividades e ambientes externos são adaptados para as crianças com objetos específicos, móveis adequados, ventilação?
  • Existe no mínimo uma professora para cada agrupamento de 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos?
  • Existe no mínimo uma professora para cada agrupamento de 15 crianças de 3 anos?
  • Existe no mínimo uma professora para cada agrupamento de 20 crianças de 4 a 6 anos?
  • Existem quantas reuniões por ano com os familiares?
  • As reuniões com os familiares são realizadas em horários adequados à participação as famílias?
  • A família recebe relatórios sobre a vivência, produções e aprendizagens por quanto tempo durante o ano letivo?
  • A escola tem algum tipo de seguro acidente, para dar assistência aos nossos filhos , nos primeiros socorros?

Outro ponto importante, diz respeito a uma indagação que quero trocar com vocês sobre Afetividade na Educação.

Lendo sobre o assunto, li na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional , (LDB), Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. (BRASIL, 1996).

Segundo o seu Capítulo II, artigo 29, a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos, físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (BRASIL, 1996).

No Brasil, a Educação Infantil tem dois pilares o cuidar e o educar, um complementando o outro. Por isso, que a primeira professora, na maioria das vezes,  é chamada de “tia” , um termo afetuoso passado para o responsável que ficará com a criança na ausência da mãe. O que vocês acham sobre isso? Como foi a experiência do seu filho/filha no primeiro ano na educação infantil?

Gostou ?

Comente aqui!  

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s