Super dicas educação dos filhos (as)

Segundo a psicóloga Dora Lorch, autora do livro “Superdicas para Educar bem seu Filho” existem algumas atitudes (nossas que fazem toda a diferença na edução das crianças, eu separei as que me chamaram mais atenção para comentar, e você pratica alguma dessas dicas?

1. Não perca o controle: seja firme, mas também acolhedor

Assim que a criança começa a fazer uma cena dramática no shopping ou no parque, é melhor segurar as rédeas da situação do que entrar na mesma dança

  2. Não ceda aos apelos da criança e mantenha a palavra

Por culpa ou falta de paciência, às vezes os pais acabam cedendo aos pedidos dos filhos e deixam a birra passar como se não fosse nada demais.

  3. Dê exemplos: sair batendo porta dentro de casa não é um deles

Que os pais devem ser bons modelos para seus filhos e esta premissa vale também para momentos de raiva em que o adulto resolve fazer a própria “birra” – batendo uma porta em casa após um momento de estresse, por exemplo.

   4. Não dê atenção à birra

Muitas vezes as birras é a necessidade de colocar pra fora algo que a criança não consegue verbalizar, então deixe a exteriorizar livremente. Do jeito dela, no tempo dela, então ela irá lhe procurar.

    5. Dê castigos proporcionais (e não se sinta culpado depois)

Muitos pais sentem se mal por colocar os filhos (as) de castigo, mas uma vez decidido é preciso seguir até fim e depois conversar sobre a situação. Crianças precisam de limites e os castigos podem te auxiliar nesse processo, mas use com moderação.

 

super-dicas

  1. Distraia a criança

Às vezes um passarinho pela janela, um flor no jardim, simplesmente mude o         foco da criança.

  1. Compare a atitude dela com a das pessoas ao redor

Essa funciona muito bem por aqui, fazer a criança se colocar na situação do outro é muito interessante para ela poder ver suas atitudes na visão do próximo, isso vai aproximar a criança ao pensamento crítico.

  1. Não insista em conversar na hora da raiva

Dê um tempo para ela se acalmar, respira e aí sim vocês poderão conversar. Muitas vezes dizemos coisas indevidas nos momentos de raiva, por isso acalme-se antes de tudo.

  1. Valorize e qualifique a criança sempre que possível

O empoderamento tão em alta no mundo corporativo deve ser estimulado desde cedo. Valorizar as qualidade e elogiar as boas ações e realizações são importantíssimo para todos, principalmente as crianças!

A verdade é que educar pessoas não é fácil mesmo, mas com amor, dedicação e muita paciência podemos transformar nossas crianças em pessoas maravilhosas.

Gostou? Então comenta aqui o que você achou!!!

Até a Próxima!

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s