Brincadeira para estimular a memória das crianças

A criança sempre recebe bem estímulos que venham com brincadeiras e desafios. Hoje falaremos de algumas brincadeiras que estimulas a memória nas crianças. Essas atividades são direcionadas para crianças de 3 a 6 anos, pois conseguem interagir melhor com o ambiente e reagem mais aos desafios. Lembre-se de ir aumentando a dificuldade sempre que a criança demonstrar facilidade em solucionar. É propício preparar o ambiente para atividade, assim elas serão capazes de direcionar todos os sentidos na brincadeira. Vamos lá?

Como foi seu dia?

Essa simples pergunta naquele momento antes de dormir ajuda a desacelerar e estimula a criança a verbalizar as emoções pelas quais passou durante o dia. E falar sobre o dia que se acaba é um excelente exercício de memória. Vale falar sobre tudo: o que rolou na escola, se algo o deixou frustado e mesmo qual foi o almoço. Ideal para crianças a partir do segundo aninho, pois nessa fase começam a formar frases e o exercício ajuda nesse processo também.

brincadeiras-que-estimulas-a-memoria-nas-criancas

Músicas infantis

Essa brincadeira é muito simples e divertida. Coloque alguma música que a criança escuta sempre e deixe tocar até certo ponto. Estimule a criança a continuar a música do ponto que você parou. Essa brincadeira pode ser feita no carro, em casa, na praia, em qualquer local. E consegue em uma única atividade estimular a memória, a agilidade de pensamento e a atenção. Se puder adicionar brinquedos musicais a atividade ficará ainda mais divertida. Em nossa loja temos diversos brinquedos sonoros, vá conferir!

Mudou alguma coisa?

Muito simples essa atividade: coloque vários objetos em cima da mesa. Depois de deixar a criança observando por um tempo. Retira todos de cima da mesa e coloque fora do campo de visão da criança. Agora a desafie a lembrar de todos os objetos que estavam na mesa. Essa atividade pode ser realizada também assim: depois que ela memorizar o quem em cima da mesa, você pode mudar a posição, ou mesmo retirar um dos objetos, mude algo e peça para a acriança identificar o que mudou.

Jogo da memória

Todo mundo já brincou de Jogo de Memória. Primeiro deixe todas as imagens visíveis para que a criança possa memorizar. Reforce que ela deve ficar a tenta aos pares e a posição de cada imagem. Depois que as peças forem viradas pra baixo peça pra ela encontrar os pares.

Virão como brincadeiras simples e rápidas podem ser valiosas para o desenvolvimento das crianças? Basta um pouco de imaginação e dedicar alguns minutos que você consegue estimular a memória da criança.

Tem outra brincadeira que estimula o seu filho(a), então comente aqui!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s