Ler pra que?

O hábito da leitura é capaz de aguçar a criatividade do seu filho e de quebra ainda reforça o vínculo familiar. Aqui separamos algumas dicas para tornar esses momentos ainda mais importantes e mágicos para a sua família.

Segundo um levantamento nos Estados Unidos realizados pela fundação Reading is Fundamental (RIF) foi constatado que as famílias estão lendo menos. Com 1.000 pais apenas 33% ainda cultivam o hábito de leitura. E entre as crianças 50% preferem TV, tablets, ou videogame no lugar do livro.

Nem precisamos reforça que a leitura é importante para o desenvolvimento do seu filho e traz diversos benefícios para ele. Com a leitura a criança é capaz de reconhecer o mundo a sua volta, amplia o vocabulário e a curiosidade. A leitura é capaz de desenvolver a linguagem escrita e falada.

ler pra que- (1)

Segundo especialista em psicologia infantil do do Grupo Neurofocus Psicoterapias (RJ) ainda exaltam que as histórias são capazes de afastar a solidão e são ativadores do relaxamento, como a meditação. A leitura é aliado em tratamento para crianças com problemas físicos e emocionais. Através de personagens é possível que as crianças se distancie dos seus problemas e reflita sobre a situação que está passando.

Por isso é ideal que a história escolhida seja de acordo com a fase da criança. Assim ela será capaz de assimilar o seu ambiente com maior facilidade. Transformando a evolução um processo mais leve e sensorial para seu filho. Se a criança começar a ir na escola, contar histórias ambientadas nesse assunto irá facilitar a adaptação delas.

Ler pra que-

Passear por livrarias e bibliotecas e deixar a criança degustar vários livros também ajuda e enriquece esse hábito. É importante a presença dos pais. Quanto mais estivermos presentes nos momentos da história, mais prazeroso será essa hábito para seu filho. Afinal para reforçar o vínculo familiar todos devem participar.
O que torna um história mais interessante para o seu filho é  o envolvimento que você traz ao momento. Se for possível prepara o ambiente, interprete com vozes e dê ritmo a sequência. Esses pequeno detalhes são capazes de envolver a criança ainda mais na história.

E para finalizar não esqueça que os pequenos são muito ansiosos e o ideal é finalizar a leitura no mesmo dia. A frase ‘amanhã acabo’ pode deixa-los muito ansiosos, eles ainda não dominam a contagem do tempo.

E na sua casa, você já conseguiu adicionar o hábito da leitura? Conte aqui para gente e se tiver mais dicas para transformar esse momento em um hábito delicioso compartilha aqui.

Para te ajudar a iniciar hábito da leitura com seu filho (a) , visite o site da Loja Ser Mãe,  você irá encontrar livros educativos para  idades de 6 meses a 8 anos. Dá uma passada lá e conheça http://www.lojasermae.com.br

Já está preparado para o nosso encontro de famílias com a Loja Ser Mãe? Fique ligado porque logo iremos liberar o primeiro lote de ingressos. Teremos muita brincadeiras, um almoço delicioso e muitas histórias boas para compartilhar. Baixe nosso aplicativo e acompanhe nossas redes sociais!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s