Um amigo com Síndrome de Down

No dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down então separei algumas dicas para você ensinar o seu filho a lidar com uma amigo com Síndrome de Down. A sociedade estão cada vez mais inclusiva e é importante desde já passar para as crianças e importância em respeitar as diferenças.  Isso é bom para as duas crianças. Veja aqui algumas dicas que vi no site Movimento Down.

No primeiro contato lembre-se: Seu filho seguirá o seu exemplo. Então se você agir de forma diferente, ele agirá da mesma forma. É provável que as crianças nem mesmo vão perguntar, ou perceber algo de imediato. Então nada de cara de pena, trate o amigo e sua família da mesma forma que você trata a todos os outros amigos.

O desenvolvimento da criança com Down tem um ritmo diferente das demais crianças. A fala é algo que costuma chama a atenção das crianças. E crianças são bem diretas, às vezes nos parece rudes. Para perguntas diretas, resposta agíeis são as melhores opções. E se em algum momento, ou brincadeira a criança com down tiver qualquer dificuldade, vá junto dos demais e os convide para auxiliar na brincadeira. Respeitando os limites e sobretudo as diferenças.

Eles podem até ter dificuldade para falar, porém escutam e sentem muito bem, por isso instrua seu filho a ser mais gentil, se for necessário. É mais apropriado deixar aquela conversa mais longa com seu filho para casa.  E nada de colocar o amigo como ‘cafe-com-leite’. Ensine o seu filho a aborda-lo de forma que ele possa brincar. E sempre deixando bem claro que mesmo que esse amigo não responda da forma que todos os outros esperam, é importante tratá-lo como os demais.

logo-WSDS-portugues-10

No momento daquela conversa, em casa, jamais explique que a Síndrome de Down é uma doença, porque não é. Explique que é uma característica que algumas pessoas nascem. Assim como algumas pessoas nascem de olhos claros, nascem com cabelo cacheado, nascem com alergia a leite… Enfim enfatize que todos somos diferentes e únicos, e saber conviver com todas as diferenças é o grande barato da vida.

A possibilidade de apresentar ao seus filhos os valores de amizade, respeito as diferenças e tolerância desde a infância é primordial para a sua formação e vão acompanha-los por toda a vida. Na Loja Ser Mãe você encontra livros que abordam diversas diferenças.

Que tal começar essa conversa em sua casa nessa data?

Livro Infantil
Livros Infantis da Loja Ser Mãe trazem  valores para toda a vida

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s