MÚSICA É VIDA! CONCORDAM???

Quero compartilhar com você uma “sacada” que tive fazendo as minhas leituras sobre a educação infantil e desenvolvimento infantil. Me encanto, todos os dias, com relação ao universo infantil e lendo sobre assuntos direcionados a musicalização para bebê e criança, como vi a importância de iniciar a vivência da música na vida da criança desde cedo. Pois a música é vida!

Já participei junto com meu filho, quando ele tinha por volta de 1 ano e meio ou dois, das aulas de musicalização para bebês, aqui na Tijuca. E como era bom! Era um tempo da semana dedicado para a socialização dele, concentração, sensibilidade e ritmo. Pegar um instrumento musical com as mãos e ouvir o barulho, era divertido.

e4079ff0d8ff7d264731b31ff178a585

Antes de falar , a criança já tem uma noção de ritmo, dança. Achamos uma gracinha nosso bebê com meses de vida que consegue ficar em pé, já se mexendo de um lado para o outro, com um certo ritmo, quando ouve uma música que ele adora e a gente, mães e pais, amamos ver isso!!

 

A música é uma das linguagens mais antigas da humanidade. Fazendo parte do nosso contexto educacional brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, socioafetivo e linguístico da criança. E como é nobre, a música no processo de aprendizagem e grande aliada ao crescimento saudável de toda criança. A linguagem musical amplia a possibilidade da criança de experimentar, apreciar, vivenciar e construir a partir dela mesma, interagindo de maneira lúdica.

A relação do gesto e o som que a criança ouvindo, dançando, imitando, cantando, constrói o seu conhecimento musical.

Os benefícios são inúmeros para as crianças que têm contato com a música desde pequenos. Facilitando o desenvolvimento:

  • da sensibilidade
  • da criatividade
  • da imaginação,
  • da memória,
  • da concentração;
  • da atenção,
  • do senso rítmico,
  • da disciplina pessoal,
  • do equilíbrio emocional,
  • do prazer de ouvir música, entre outros.

Com a Música , ajudamos nossos filhos a se sentirem interiormente e a se expressarem através dos movimentos que conseguem realizar ao se envolver com todo o processo de aprendizagem musical.

bebemusica
A MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

Despertar o lado musical na criança, na primeira infância, principalmente, é oferecer possibilidades infinitas de conhecimento. A musicalização oferece uma base de experiência para que, futuramente , a criança possa ter meios de tocar um instrumento musical, de sua preferência.

Para criança não existe nada melhor do que aprender de maneira lúdica para que não haja falta de interesse em aprender sempre. Os diversos tipos de instrumentos musicais disponíveis atualmente são muitos e para as crianças é bom iniciar com os instrumentos musicais com mais facilidade de manuseio para as crianças como, o reco-reco, chocalho, ganzá, tambor, pandeiro e outros.

Para se ter uma aprendizagem musical com mais consistência , é válido observar essas dicas que encontrei no site da Música Plena, que vou transcrever aqui embaixo:

“ Existem alguns passos importantes para que uma aprendizagem musical seja eficiente:

1- A criança precisa aprender a ouvir, não ouvir por ouvir, mas saber ouvir corretamente. O professor tem que elaborar de forma estratégica para que uma criança aprenda como ouvir uma música com suas nuances, como: a melodia, o ritmo, sua duração , notas, o timbre dos instrumentos e vozes, sua intensidade, altura notas, etc…

2- Ela precisa aprender a ver uma música, não apenas com os olhos carnais, mas com olhos sensíveis aos detalhes da Música, uma forma que o instrumentista ou o cantor executa sua música, sua performance, etc…

3- Ela precisa exercitar sua memória musical , absorvendo os conceitos primordiais da música, como o ritmo, melodia, tonalidade, andamento, timbre, altura, intensidade, duração, etc…

4- Ela precisa praticar aquilo que aprendeu , seja ritmicamente ou melodicamente. Depois do processo de ouvir, ver e absorver o conteúdo na mente, o próximo passo é colocar a mão na massa, ou seja, ter um contato com um instrumento ou com a própria voz.”

arte-logotipo-ser-mae-novowww.lojasermae.com.br (1)

As crianças a partir de 6 anos de idade , já conseguem escolher um instrumento de sua preferência , são os instrumentos harmônicos, como, a flauta, a gaita, o violão, o teclado. Seu filho ou filha fazem aula de música?

Expressam algum tipo de interesse , nesse sentido?

Conte aqui para nós!

Comente!

Ah! Se você precisar de uma ajuda, no site da Loja Ser Mãe você encontra brinquedos educativos musicais bem atrativos para sua criança explorar um pouco o universo maravilhoso da música. Conheça o site www.lojasermae.com.br

Se gostou deste post , compartilhe com suas amigas!
Até a próxima!

Acerte o Lance (1)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s