Jogo de Dominó para o desenvolvimento do s- PARTE I

Oiee, seguindo com o tema “Jogos Infantis”, hoje me veio um insight sobre a importância do jogo do Dominó no desenvolvimento da infância. Lembrei-me dos tempos de criança e das tardes em que passávamos jogando diversos jogos, em especial o jogo do dominó, com a minha família.

Esta tradição de jogos, eu ainda conservo e repasso para a educação do meu filho, pois eu sei o quanto os jogos infantis são importantes, tanto para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico, de estratégia e da percepção visual, além do mais o jogo do dominó ajuda muito no convívio social. Levando em conta que podemos utilizar a brincadeira de jogos como apoio ao desenvolvimento dos nossos filhos para diversas outras atividades.

Por esse motivo, decidi escrever esse post para reforçar a grande importância dos jogos na infância e em especial, escolhi o Dominó. O jogo do Dominó contribui imensamente para a formação cognitiva das crianças.

E para iniciar, vale ressaltar que o brinquedo educativo é um aliado importante para a formação e educação infantil. Ele simboliza a um elo entre a inteligência reflexiva e a relação pensamento-ação, constituindo um originador da atividade lúdica e linguística, o que consequentemente, gerará e tornará possível o uso da fala, do pensamento e da imaginação *. Esse jogo também nos auxilia no desenvolvimento de várias capacidades e habilidades nas crianças.

A origem do jogo de dominó, tem várias versões, mas uma das mais aceitas é que ela parece ser chinesa. Provavelmente surgiu na China, e sua invenção é concedida a um soldado chinês de nome: Hung Ming, ele viveu de 243 a.C a 182 a.C. De acordo com alguns pesquisadores, o dominó chinês resulta de “21 combinações que podem ser tiradas no lançamento de dois dados – o que sugere que um jogo veio do outro. Na China, ele ainda daria origem a uma variação mais complexa do jogo, chamada “mah jong” (**).

Entretanto, há alguns pesquisadores e estudiosos que declaram que o dominó surgiu simultaneamente em diversas partes do mundo. Além do mais, ele se popularizou por volta do ano de 1900, que de acordo com alguns pesquisadores, ele teria sido usado para adivinhações. Há indícios de dominós na Europa a partir do século XVIII. O jogo de dominó é bem popular em um grande número de países. No Brasil, por exemplo, ele é bastante conhecido entre adultos e crianças.

Outros consideram que a origem do nome “dominó” vem da expressão latina Domino gratias (graças a Deus), referindo a expressão à gola das vestes dos sacerdotais dos párocos da época. O jogo teria chegado ao Brasil, por intermédio dos colonizadores portugueses por volta do século XVI, convertendo-se em um grande passatempo para os senhores e escravos que gozavam de tal regalia.

Portanto, a riqueza desse material lúdico nos permite utilizar e aproveitá-lo como um aliado pedagógico em diferentes níveis de dificuldade e aprendizado para as nossas crianças. Pois, a sua importância educacional possibilita o desempenho do raciocínio lógico e aritmético dos aprendizes.

Sendo o dominó uma atividade lúdica, poderemos instruir as regras do jogo aos nossos filhos e ao mesmo tempo fortalecendo o vínculo familiar, construindo uma nova conexão para outras descobertas, as quais poderão ser utilizadas em recursos complementares.

Como você compartilha os jogos com sua família? Você tira um tempinho para brincar e jogar com os seus pequenos? O jogo é um grande aliado para reforçar o desenvolvimento das crianças? Sua criança gosta de jogar? Incentive-o!!

A Loja Ser Mãe tem diversas opções de jogos de dominó, escolha o seu e boa brincadeira. Acesse o link e vá direto para o site: A Loja Ser Mãe tem diversas opções de jogos de dominó, escolha o seu e boa brincadeira. Acesse o link e vá direto para o site.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s