Crianças de férias: o que fazer com os filhos em casa?

Os pequenos já estavam ansiosos por esse dia, mas e você? Estava preparada? E agora com as crianças de férias você está pensando em como gastar toda aquela energia que parece não ter fim. E vamos combinar que ligar a TV e deixar seus filhinhos lá para serem hipnotizados não seria a melhor escolha. A melhor opção, sem dúvida é fazê-los se movimentar e estimulá-los ao máximo.

Às vezes pode parecer difícil ter que redirecionar o foco dos seus anjinhos e evitar que eles baguncem toda a casa e te façam ficar perdida, mas com um pouquinho de imaginação e com um roteiro bem definido, você é capaz de aproveitar as crianças de férias em casa bem mais do que elas mesmas.

Passeios, brincadeiras, jogos, gincanas e atividades vão fazer a sua experiência ser muito mais proveitosa do que você pensa. Dá até para ensinar brincando e ganhar o apoio de miniajudantes muito empenhados na realização dos afazeres domésticos.

Vamos cuidar da ansiedade dos seus filhos inserindo atividades novas e divertidas para desfrutar do seu merecido “descanso”, para liberar energia. Durante este período, você vai ter que se desdobrar em mais de uma pessoa para entreter as crianças de férias, e vamos te dar uma ajuda na falta de criatividade.

Atividades para realizar quando as você tem crianças de férias em casa
mamães e papais, é hora de deixar a televisão um pouquinho de lado e a Internet também e estimular seus pequenos tesouros a exercer outras atividades das mais diversas para gastar a energia e não pararem de aprender.

Coleção os cinco sentidos.jpg

Ler, escrever, desenhar e colorir

Crianças de férias adoram ler. É só dar o estimulo certo para eles! Livros com figuras, como as fábulas (onde os animais contam histórias ou são os personagens) são os melhores para seus filhos entre 3 e 7 anos de idade. A partir do 8ª ano, já se pode ensaiar uma literatura um pouco mais diversificada.

Pode ser que seus anjinhos vorazes ainda não saibam ler, está na hora de entrar em ação como super mãe (ou pai) que você é e separar um tempinho para fazer uma sessão de leitura com os seu(s) filhinho(s).

Ter cadernos para escrever, desenhar e livros para colorir são ótimos para treinar a capacidade das crianças de férias. Sempre tenha à mão e mostre para elas a diferença entre um livro para leitura e outro para colorir.

Jogos de raciocínio e de tabuleiro

Quebra cabeças, jogo da memória, dominó, jogo de adivinhação, “o que é o que é”, alfabetos ilustrados, blocos de encaixar, jogos de montar, faz de conta, joguinhos de carta em dupla e grupo e muito mais opções que façam o seu bebê exercitar toda sua capacidade criativa e de concentração.

Lembrando que, às vezes, você terá que definir um tempo para passar com os seus filhos, inclusive durante essas atividades, mostrando que são brincadeiras gostosas até para você.

Brincadeiras lúdicas

Quer fazer suas crianças de férias te verem como não apenas a melhor mãe do mundo (ou o melhor pai do mundo), mas como uma deusa (ou deus) é participando e ensinando brincadeiras e musiquinhas para eles. Pega-pega, pique-esconde e várias outras. É fácil separar um tempinho e ainda vai faze-los se sentirem mais próximos.

Gincanas e atividades domésticas

Precisa de um tempo com seus bebês e ainda precisa fazer alguns afazeres domésticos? Que tal organizar gincanas para guardar os brinquedos e ajudar a enxugar a louça (para as crianças mais velhas para não ocorrer acidentes, ok?). Pode parecer exagero, mas as crianças gostam de ajudar os pais, e é ótimo desenvolver um senso de responsabilidade desde cedo.

Se eles aprenderem que terão mais tempo para brincar, inclusive com você, depois que os afazeres tiverem sido concluídos, participarão de gincanas assim facilmente.

Aquele 1%
Não precisa alienar as crianças de férias em casa e deixar que elas não brinquem com dispositivos móveis ou não assistam à TV, mas essa atividade deve tomar o menor espaço de tempo deles e principalmente quando se trata de Internet, você tem que estar ao lado monitorando tudo.

cropped-ser-mc3a3e11.png

Na Loja Ser Mãe Brinquedos Educativos você encontra toda a gama de livros e brinquedos para seus filhos no período das férias e até durantes as aulas e mais: existe uma sessão para artigos de inclusão, se seu bebezinho tem alguma necessidade especial. Dá uma conferida que você não vai se arrepender.

E aí, gostou dessas dicas? Tem alguma sugestão do que fazer com as crianças de férias em casa? Comenta aí! Adoraríamos ler a sua opinião! Boas férias!

Até a próxima!

 

Memória

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s