Fazer elogios certos, faz toda a diferença para a criança. Você sabe elogiar?

Você já parou para analisar como você elogia a sua criança? Como é qualidade de elogio que você faz ? Para ajudar na formação emocional e psíquica da criança , faz-se necessário que nós pais, aprendermos a como nos comportarmos em certos momentos quando vamos elogiar um comportamento da nossa criança, por exemplo. Isso faz toda a diferença!

A criança já nasce com a sua essência. É com base na família onde a criança está inserida que irá nortear a sua vida , pelo menos uma boa parte dela. A própria criança possui meios naturais de realizar sua própria construção através da exploração e da adsorção do ambiente que se encontra.

O prazer em aprender está bem direcionado no processo de aprendizagem , ou seja, Como? Onde? Por quê? , e não no que foi aprendido , propriamente dito. A criança consegue separar muito bem esses dois momentos. No qual o deixa mais satisfeita saber como se aconteceu o processo para se chegar a algo esperado.

Ficou confuso? Vou explicar com um exemplo.

Sua criança está no quarto, se concentrando em fazer um desenho, e de repente você chega ou ele vai até você para mostrar o desenho, o que acontece? No automático vamos elogiar assim: -Que lindo filho (a) , desenho maravilhoso!! Parabéns!! Adorei!!

Dessa maneira estamos dando enfase ao resultado final e com o tempo a criança vai sempre esperar uma aprovação dos pais, mesmo ela não gostando do que  fez. E se essa aprovação, um dia, não vier, ela pode se desinteressar ou desestimular em fazer outros desenhos.

Mas acredite, a criança vai se beneficiar muito mais, se sentir mais segura e confiante, se elogiarmos pelo seu processo de criação, fazendo a seguinte pergunta: -Que bacana filho (a) seu desenho? Como você fez esse desenho?

Como essa pergunta, mostramos que estamos interessados no processo de aprendizagem dela. E em contrapartida, a criança irá descrever para você como ela fez, o porque ela fez desse jeito, vai ter uma estória por traz do desenho. Entende porque isso é tão maravilhoso?!! É mágico!! Dessa forma, estamos incentivando nossos filhos na auto-confiança, auto-motivação e auto-realização.

Família é onde nossa história começa

Para te ajudar separei 10 maneira como você pode elogiar sua criança:

1- Elogie o esforço que sua criança fez em qualquer tipo de atividade física ou intelectual, seja no jogo de futebol ou quando está no processo de aprendizagem a escrever o nome todo, por exemplo. Não importando se ganhou a partida ou se escreveu errado. O importante é ter participado da partida e o erro faz parte do processo de aprendizagem, é só consertar  a escrita.

2- Elogie o tempo que vocês estão juntos. Diga para sua criança que esse momento é importante para vocês.

3- Elogie sua criança dizendo que ela fez um ótimo trabalho realizando uma atividade sozinho. Ser independente faz parte do aprendizado, portanto reconheça seus esforços por tentar fazer uma atividade sozinho, pois se ele já se sente capas e já tem esse desejo, basta nós pais incentiva-los para que isso aconteça.

4- Elogie o que sua criança aprendeu. Quando a criança de fato aprendeu uma atividade nova ela vai querer compartilhar esse conhecimento. Dê atenção a esse momento dela e elogie de forma consistente, mostre interesse no processo de aprendizagem dela.

5- Elogie as atitudes de sua criança. As vezes abrir mão de uma coisa, emprestar ou até mesmo fazer coisas que não se quer fazer. Diga para sua criança uma mensagem de carinho e de que sua atitude conta para você.

6- Elogie sobre a aparência.. Diga a sua criança como ela está bonita hoje. Elogie a escolha das roupas apropriadas, o calçado apropriado, o penteado apropriado, todas as coisas que sua criança pode controlar na sua aparência. É uma forma de ter um estimulo saudável com a própria aparência.

7- Elogie os amigos da sua criança. É importante que os pais estejam atentos a vida social dos filhos desde cedo para que haja aproximação e confiança na relação entre pais e filhos. Quando eles forem maiores e levarem amigos para casa que você aprova, diga isso para ele. É importante a sua aprovação com relação as amizades dele.

8- Elogia-o , dizendo que ele te inspira. Essa troca , entre pais e filhos é de grande valia e respeito. Da mesma forma que nós pais inspiramos nossos filhos pelo nosso conhecimento, amadurecimento; nossos filhos também nos inspiram , por sua energia, criatividade, pensando fora da caixa. Diga a sua criança que ela te inspira também.

9- Elogie o lado irmão/irmã da sua criança. Sabemos que, muitas das vezes, o relacionamento entre irmãos podem ser críticos, com ciumes, com brigas. Nesse caso, elogie seus filhos quando eles se esforçam para fazer as pazes e promover o bem estar da família.

10- Elogie sua criança por fazer parte da família. Diga a ela da gratidão que você sente por ela pertencer a família, de sua forma única e especial, e que sempre terá um lugar especial em seu coração e na unidade familiar.

Espero ter ajudado com esses exemplos.

Sei que não se muda um hábito de um dia para o outro, mas quando tomamos consciência, nos empenhamos em fazer melhor que ontem, não é mesmo?!!

Nada melhor que um dia depois do outro.  Aqui estamos tentando mudar o hábito.

Boa sorte para nós!!

Gostou?

Comente aqui a sua experiência. Adoraríamos trocar experiência com vocês!

Bjs

Até a próxima!!!

Memória

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s