Você tem aliados para ajudar a melhorar a atenção e a concentração da sua criança?

         Nós mães/pais sabemos como é importante investirmos em atividades lúdicas e divertidas , que trabalham a concentração, a coordenação motora, o raciocínio, a criatividade, habilidades matemáticas entre outros. Hoje vou dar um enfoque a respeito de como podemos ajudar nossas crianças em desenvolver a atenção e a concentração brincando com jogos e, o melhor, na sua companhia.

    Para estimular essas habilidades nas crianças podemos oferecer materiais de diferentes aspectos que você pode ter em casa como botões com diferentes cores, tampinhas de garrafas, canudos e outros, ou brinquedos que estimulam a atenção e a concentração como Jogo da Memória, Jogo de Dominó, Jogo de Quebra-cabeça , já muito conhecido por todos nós.

loja-ser-mae-jogo-memoria-quebra-cabeça-domino-brincar-junto

Mas depois fiquei recordando um pouco sobre minha infância e vieram a minha mente as brincadeiras/jogos que minha mãe fazia comigo, ela gostava muito de jogar e me ensinou . Acabou se tornando um hobby . Então resolvi compartilhar com você esses 5 jogos/brincadeiras que eu gostava muito de brincar na minha infância e vou repassar para meu filho ajudando a estimular a atenção e a concentração.

JOGO DA PISCADA

brincadeira-com-crianças

Quem piscar primeiro, perde!

No minimo duas pessoas (seu filho (a) e você), frente a frente um do outro . Será preciso muita atenção e concentração por parte dos participantes, pois além de se controlar para não piscar, terá que aprestar atenção em você para ver se você piscou.  Simples e fácil. Não é mesmo???

Se recordou dessa brincadeira?

Recomendo que vocês brinquem em um momento calmo e descontraído. Sentem de frente um para o outro. E sempre que puder , corrija a postura corporal da criança para que ela desenvolva controle corporal também.

JOGO DO TAPINHA NAS MÃOS

jogos-infantis-loja-ser-mae-convivio-familiar-brincadeiras-com-crianças

Com certeza você já brincou de tapinha nas mãos, não é mesmo?

Você e seu filho frente a frente, um com as palmas das mãos para cima e o outro coloca as palmas das mãos sobre as palmas do outro. Quem estiver com as mãos por baixo tem que conseguir bater nas mãos que estão por cima dele, antes que ele retire as mãos com velocidade. Todos os dois precisam agir de forma rápida, pensar rápido com muita atenção e concentração. Assim, trabalhando a concentração e a velocidade, aos poucos a criança vai desenvolvendo técnicas para agir mais rápido, tanto para bater, como para retirar as mãos.

Alterne as posições das mãos depois de 3 tentativas para incentivar o desafio. Também é válido reforçar que ela se concentrando tem mais chances de conseguir acertar a mão ou tirar a mão antes,  para assim ela ganhar. E para gerar a autoconfiança da criança deixe ela ganhar algumas vezes, assim com o tempo a criança  vai melhorando a técnica com o tempo,  pois ela se sente capaz quando se concentra.

JOGO DO TAPÃO

loja-ser-mae-brinquedos-educativos-brincar-junto-cartas-diversao-convivio-familiar

É com esse nome que eu me recordo. Pode ser que algum outro lugar possa ser de outro nome, mas com o mesmo objetivo.

Com as cartas do baralho . Como você sabe tem as 52 Cartas , dependendo do idade da criança  ele pode ter dificuldade de guardar os nomes valete, dama , rei e az. Se você preferir retire essas cartas. Me recordo de usar todas as cartas, usando o A, como o valente  (falava J – jota), a dama (falava Q ) e o Rei (falava K). Mas ai você vai sentir como é melhor para jogar com sua crianças.

Retirando essas cartas ou não, vai fazer a distribuição uma a uma para cada participante. Após a distribuição das cartas um inicia o jogo colocando uma carta sobre a mesa e dizendo em voz alta os números e as letras, no meu caso iniciando com A e respeitando a sequência A,2,3,4,5,6,7,8,9,10,J,Q,K. Aparecendo a carta com o numero ou a letra que foi dita, todos batem na carta e quem bater por ultimo perde.

Ganha quem tiver mais cartas, no final.

A criança tem que prestar atenção para ouvir o numero ou letra dita, fazer a correspondência com a carta que apareceu e bater quando for a coincidente.

Recomendo deixar a criança ganhar algumas vezes para que ela não se aborreça e desista do jogo. O objetivo, o nosso objetivo, é que ela ganhe confiança e autoestima, se sentindo capaz de realizar algo. Sem perceber , ela vai ficando mais atenta e focada no jogo.

JOGO DA VELHA

loja-ser-mae-brinquedos-educativos-jogos-em-e-para-familia-diversao

Conheço esta brincadeira como Jogo da Velha. Esse jogo é muito válido para testar a compreensão da criança e sua inteligência. É super simples e posso arriscar dizer que você já jogou, em alguma fase de sua vida, o Jogo da Velha. É um delicioso passatempo para você curtir com sua criança, dedicando um tempo para essa experiência.

Pegue um papel e duas canetas/lápis de cor/giz de cera, faça o formato do jogo da velha (imagem acima) e antes de iniciar acordam entre vocês quem ficará com  Circulo (O) ou xis (X) .

De forma alternada, um jogador, por vez, escolhe em qual espaço irá fazer a marcação com o seu simbolo escolhido.

O objetivo é que o jogador consiga fazer uma sequência de três símbolos iguais, seja na horizontal, vertical ou diagonal. Formando a sequencia risca-se os três simbolo e é o ganhador.

O Bacana do jogo é iniciar  a marcação sempre em posições diferentes para evitar que haja sempre empate.

JOGO DO PONTINHO

loja-ser-mae-brinquedos-educativos-jogo-pontinho-brincar-junto-com-filho

Esse jogo você pode passar horas jogando que não cansa, rsrsrsrs. Mas com certeza sua criança não consegue ficar muito tempo , então faça no caderno uns pontinhos com 10 na horizontal e 10 de vertical que será tranquilo para eles.

É bom ter canetas ou  lápis de cor diferentes. Por exemplo, um faz um traço na com azul e outro na cor vermelha.

Cada um vai fazendo um traço ligando um pontinho no outro até fechar o quadrado . Ganha que conseguir fechar mais quadrados. Super simples !  Você estará ajudando seu filho(a) na concentração, atenção e criação de estrategias para fechar mais quadrados.

Gostaram?

São dicas fácil e tranquilas. Pratique com seu filho e comente aqui conosco sua experiência!!

Até a próxima!!

Ser Mãe
Muito mais do que um loja de brinquedos educativos, é o reforço dos vínculos familiares na sua casa

Publicado em 13 de setembro de 2017.

 

4 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s