O olhar, a fala, o gesto, a linguagem do amor

A comunicação dentro da família, entre pais e filhos, serve para estabelecer contato, intimidade entre adultos e a criança. Com uma comunicação verdadeira, forte e sincera, se constrói elos que se leva para a vida inteira. Existem diversas forma de se comunicar, através, do olhar, da fala, do gesto, entre outras. Te pergunto: Como está a sua comunicação com sua criança hoje?

Sendo rica em sentimentos, a comunicação proporciona sentimentos de autoestima, confiança, afeto, carinho, respeito e amor . Falar o que sente e dar espaço para a criança falar, se expressar é uma expressão de amor pelo próximo, pela sua criança. Engana-se profundamente os pais que acham que as crianças não entendem as coisas que acontecem ao seu redor. A fase da primeira infância é muito delicada e sensível. As crianças estão a todo momento buscando coisas novas e atenta a conhecer as coisas ao seu redor.

Mas a fala não é a única forma de se expressar. O olhar diz muito sobre nós. Dentro de uma família saudável é fácil se fazer entender somente pelo olhar. Pelo olhar sabemos como nosso filho está, se ele está bem, se está triste, apreensivo, ansioso. E o inverso também acontece , a criança sente se estamos mais agitados, nervoso, irritado, só com o olhar. Essa sintonia é fantástica!

A criança consegue se conectar com o tudo que está ao seu redor. Nós, pais, temos a responsabilidade de saber conduzir a comunicação com nossos filhos, encontrando a melhor maneira de protegê-los e cuidar do ambiente mental e emocional dos nossos pequenos. Portanto, se prepare emocionalmente e fisicamente para ter uma relação mais saudável com sua criança, pois você é o espelho dele. Tudo o que a criança vê no adulto, no adulto que ele ama, respeita e admira , ele vai imitar por que acha ser o melhor, porque seu filho (a) ama você!

arte-logotipo-ser-mae-novo

www.lojasermae.com.br

Maria Montessori diz que “as crianças amam os adultos, e é assim que devemos enxergá-las”. Quantas vezes ao ir para cama sua criança pede para você ficar com ela, só um pouquinho. O que ela mais quer nesse momento é a sua companhia , só para ela, exclusiva. É o olho no olho, é uma leitura que se faça antes de dormir, é uma carinho nas
costas, na cabeça. Ela busca aquele momento de repouso nos braços da pessoa que ela mais ama, nós, mães e pais.

Com todo esse amor o vínculo está inserido na relação entre pais e filhos. E para se manter faz-se necessário cultivar esse momentos, tornando-os especiais e frequentes. O que temos mais de preciosos na atualidade é o nosso tempo, não é mesmo? Então dedique tempo para sua criança, seu filho, sua filha precisam disso para o bem de toda sociedade. Ao chegar em casa , depois de um dia de trabalho, sempre que possível sentem-se na mesa e faça a refeição juntos, conversam sobre o dia de cada um, escolham uma dia da semana para assistirem um filme juntos, para jogarem um jogo novo ou antigo, ler histórias antes de dormir ou durante o dia mesmo, jogar bola, brincar ao ar livre, soltar pipa, pular corda, amarelinha.

Como sugeri aqui em assistir filme com as crianças, deixo aqui 5 dicas de filmes inspiradores:
Madagascar que traz o cunho educacional a respeito da importância da amizade nas diferentes etapas da vida ; os perigos da desobediência e a necessidade de se cumprir as regras.
Dumbo ensina a viver com a diferença , a procurar o lado positivo das características de cada um, apela à tolerância e a não-descriminação.
O Rei Leão traz como temática educacional o exemplo de coragem e responsabilidade do personagem, quando decide regressar ao reino deixado por seu pai.
Toy Story tem como cunho educacional a ultrapassar o ciúme e a possessividade, aprender que tudo tem seu tempo, a importância da amizade;
Procurando Nemo tem como tema educacional a importância da família, o equilíbrio entre a proteção e confiança entre pais e filho.

Gostou? Comente aqui!

Compartilhe para uma pessoa que você se lembrou quando leu este artigo!

Até a próxima!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s