Sua criança te pede um animalzinho de estimação?

Você  mãe/ pai, como trata essa questão com suas criança?  Adotar ou não adotar! Os animais são seres vivos que demandam tempo, atenção e cuidados especiais para viver em harmonia dentro do Lar. Merecem toda dedicação e respeito. Por isso , antes de adotar um animalzinho é bom entrar em consenso com todos os membros da família.

Esses dias parei para analisar a insistência do meu filho para ter um animalzinho de estimação em casa. Primeiro contato que ele teve foi com os gatinhos que a vizinha adotou, ele achou o máximo. Não tem como, chega uma certa idade que a criança vai pedir para os pais um animal de estimação, aqui em casa não seria diferente.

loja-ser-mae-brinquedos-educativos-madeira-infantil

Parece que sentem a necessidade de completar uma parte deles, mesmo que seja o desejo de possuir, mostra o inicio de um amadurecimento pessoal por parte da criança. Esse desejo de possuir, cabe aos pais mostrarem a responsabilidade que vem junto. Não basta só querer , tem que participar do dia a dia com os cuidados com o animal de estimação.

Primeiro comecei a conversar com ele sobre a estrutura da nossa casa, mostrei para ele os cômodos da casa e conversamos sobre os cuidados que teríamos que ter todos os dias. Na conversa surgiu a possibilidade de se ter cão, gato, pássaro ou peixes.

Conversamos sobre a possibilidade de adotar um cão, e analisamos muito calmamente sobre os pós e os contras por residir em um apartamento pequeno.

Depois sobre os gatos. Como somos muito alérgicos, os gatos foram os primeiros da lista a serem tirados. Embora sejam muito fofos!!!

Sobre os pássaros, cogitamos na possibilidade de ter um canário ou papagaio ou calopsita.

Sobre os peixes, conversamos e concluímos  que seria mais interessante termos junto conosco devido ao espaço disponível que temos. Daí começamos a visitar algumas lojas para escolher as espécies de peixes que teríamos no nosso aquário.

E assim montamos o nosso aquário , inicialmente com 7 peixes (paulistinha, cascudo, colisa azul).

O envolvimento do meu filho foi acima do esperado. Ele participou de toda escolha desde o tamanho do aquário , as cores das pedrinhas e principalmente , os peixes.

loja-ser-mae-brinquedos-educativos-animais-estimacao-aquario

Desta maneira, conseguimos atender a expectativa de toda família e conseguimos agradar nosso filho e ensinamos a ele sobre:

*importância de se conversar antes de tomar qualquer decisão;

*escutar o outro;

*senso de responsabilidade com os animais (alimenta-los, limpar o aquário,…); e

*ser mais consciente com os outros seres humanos;

E na sua família tem algum animalzinho de estimação?

Comente aqui! Conte para nós como foi essa fase na sua família.

Até a próxima!

Conheça nossos brinquedos educativos www.lojasermae.com.br

 

loja-ser-mae-livros-infantis-importante-habito-de-leitura

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s