Eles são o futuro, o que temos feito para que este futuro seja melhor?

A criança aprende vendo, ouvindo e sentindo os comportamentos dos pais . Tudo o que comunicamos e a forma que comunicamos irá interferir na formação da criança, ou seja, dos nossos filhos. No âmbito educacional, principalmente, na fase da primeira infância, o que nós, pais estamos fazendo e oferecendo a nossas crianças para que ela desenvolva  habilidades e aptidões capazes de serem protagonistas da própria história , em um mundo que está em um processo de transformação? A família precisa se preparar também, puxando para si a  autorresponsabilidade de educar  seus filhos para que o futuro seja melhor ?

Existem dois pilares muito importante na formação da criança, a família na qual a criança está inserida e a instituição de ensino.

A família, é o núcleo, ou seja, é a base de todo ser humano . É no ambiente familiar que são formadas as crenças, os sentimentos de segurança , confiança, cooperação , respeito, ou inverso disso, como insegurança, incapacidade, medo.  Por isso devemos estar atentos e sempre alerta como a nossa forma de pensar e agir, pois somos espelhos para os nossos filhos.

Quanto a instituição de ensino, é se preparar para receber essa nova geração de seres humanos que tem acesso a informação e capacidade de buscar o próprio conhecimento que desejarem para sim. A instituição precisa criar uma nova visão de aprendizagem, como tornar o ensino mais interessante, dinâmico e interligados, com a matemática,  português, ciência e outros. É fazer a criança pensar como um todo e não em parte.

Sinto a necessidade dos pais enxergarem  e assumirem a sua autorresponsabilidade e liderança perante a sociedade na criação de seus filhos. Mães e Pais, saudáveis emocionalmente, buscam clareza sobre o que querem para si e para seus filhos. E serem lideres, ou seja, que façam diferença na vida da criança , é ter um novo olhar vivendo no presente de olho no futuro.A criação dos filhos está longe de ser uma tarefa fácil, mas é crucial sabermos usas a disciplina e o respeito para assegurar o bem-estar de todos e transmitir o amor.

Para os pais que desejam fazer a diferença na vida de seus filhos e um futuro melhor recomendo: preparem suas crianças para o conhecimento, adaptem-se ao novo, dando o melhor de Si. Conversem sempre, valorize seu filho, suas conquistas, e ajude a ele gostar dele mesmo. Deem condições de iniciativa e autonomia. Encorajem-nos. Ensinem a serem formadores de opiniões e darem valor aos relacionamentos. Apoiem a cooperar ao próximo. Mostrem  que eles tem capacidade de aprender o que desejarem , que os estudos devem acompanhá-los para o resto da vida adulta. Digam , com convicção e confiança: Meu Filho, Sonhe Alto! Estude Sempre!

Esta é uma pequena contribuição que fiz participando como co-autora do Livro o Desafio de Educar, com a Coordenadora Editorial Lívia Marques e Diretora Editorial Bárbara Chagas. O lançamento aconteceu dia 29 de março de 2018, na Livraria da Travessa , do Barra Shopping, Rio de Janeiro.

imagem-para- blog-loja-ser-mae

www.lojasermae.com.br

O grupo de co-autores foi composto por diversos profissionais comprometidos com a melhoria da qualidade de vida das famílias, pais, crianças e adolescentes. Minha contribuição foi escrever sobre o seguinte tema: Eles são o futuro, o que temos feito para que este futuro seja melhor?

Para mim, foi uma experiência incrível, única e que me ajudou a dar o próximo passo para minha vida pessoal e profissional. O Desafio de educar permeia em todos os lares onde haja amor e dedicação em formar uma família sólida. Passamos por diversos desafios diários em casa, no trabalho, nos relacionamentos, isso faz parte da vida humana , na qual devemos aprender sempre com os desafio que aparecem no nosso caminho e tirar um ensinamento.

Desta forma, é preciso estar plantando a semente hoje nos nossos filhos, formando seres humanos do bem, dando importância a primeira infância, ajudando a serem autorresponsáveis, e  habilidade como inteligência emocional, aceitar o erro tirando um ensinamento, aprender a lidar com as frustrações, e um ensino  que tenha conexão entre si , com a realidade que vivemos hoje e visando o futuro.

Se quiser saber como adquirir o livro , entre em contato comigo pelo whatsapp e faça parte da minha lista (21) 980702787 enviando a seguinte mensagem #desafiodeeducar  e o seu nome.

Gostou?

Comente aqui!

Até a próxima!

 www.lojasermae.com.br

Jogos , Brincadeiras e brinquedo.png

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s