Emoções Básicas: Alegria, tristeza, raiva e medo. Como falar sobre emoções com as crianças?

Já parou para observar como sua criança reage quando está alegre? Triste? Com raiva? Com medo? Pode perceber que eles sempre dão sinais para nós e , as vezes, nós pais não estamos atentos a esses sinais e acabamos gerando conflitos que poderiam ser evitados se apenas observarmos e falarmos sobre emoções com nossas crianças.

Para muitas pessoas falar sobre emoções é algo muito difícil, bate uma insegurança e nos remetem muito a infância ,e muitas das vezes, escolhemos deixar de lado e não resolver, ou seja, dar a devida atenção e melhorar seu relacionamento consigo mesmo e com os outros. Para sermos seres humanos completos, é preciso ter um equilíbrio no aspecto cognitivo e no emocional.

O autoconhecimento, a auto responsabilidade e inteligência emocional é tudo que podemos fazer  por nós e por nossas crianças. A educação emocional bem empregada nas relações familiares tem o poder de transformar a família, e consequentemente a sociedade. Uma boa parte da segurança emocional é validar os seus próprios sentimentos, expressando-os às outras pessoas, explica Campbell. Isso é magico!! Imagina isso acontecendo dentro do seu Lar, com você e seus filhos, isso é possível!!

Problemas que dizem respeito a falta de obediência dos nossos filhos através das birras, por exemplo, podem ser  curadas pelas emoções. Problemas de falta de interesse pela escola também podem ser trabalhados pelas emoções. Problemas sobre bater no amigo da escola, entre outros.

 

foto perfil da fan page ser mãe

www.lojasermae.com.br

Nos dias atuais é preciso falarmos sobre as nossas emoções e se fazer uma simples pergunta diante de um acontecimento…Como você está se sentindo, meu filho (a)? Ou , como estou me sentindo? Ao ser questionado paramos para pensar o que está nos incomodando, o que está nos deixando triste, com raiva , com medo, frustrado, entre outros.

Isso tudo é por causa do Sistema Límbico que está relacionado ás emoções através da neurofisiologia das emoções , recomendo a leitura deste artigo.

E afinal, como podemos ajudar nossos filhos ?

Podemos ajudar através dos estudos sobre inteligencia emocional. A inteligência emocional trás a possibilidade de você se conectar consigo mesmo e com o meio social que está inserido. Havendo uma boa comunicação entre pais e filhos em um clima de confiança, se consegue ensinar as crianças a controlarem suas emoções como nos outros também, ensinar a compreender as emoções e a entender o que estão sentindo e o por quê. Assim você deixará um belo legado para a vida adulta de sua criança.

Daniel Goleman é um psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ele se tornou especialista no assunto e hoje é responsável pelo Conceito da Inteligência Emocional em todo o mundo por meio do livro Inteligência Emocional, publicado em 1986 e que já vendeu mais de 5 milhões de cópias e é  considerado o pai da inteligencia emocional. Você conhece o trabalho, os livros, dele?

E para nossas crianças precisamos oferecer meios para que elas possam ter um conjunto equilibrado de competências cognitivas e  socioemocionais para serem bem-sucedidas na vida moderna e terem a consciência de que todos os recursos que elas vierem a precisar estão dentro delas, as respostas para as perguntas vem de dentro para fora.

 

Gostou deste post?

Tem alguma sugestão sobre este tema?

Comente aqui!

Até a próxima!!!

loja-ser-mae-quebra-cabeca-jogo-da-memoria-imaginacao-criatividade-brinquedo-educativoloja-ser-mae-brinquedos-educativos-jogos-aprender-brincando-crianca-racicionio-atencao-desafio -brincadeira-familialoja-ser-mae-brinquedos-educativos-4-5-6-anos-brincadeira-jogo-da-memoria-quebra-cabeca-pai-mae-crianca

 

www.lojasermae.com

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s