10 MANEIRAS DE DESPERTAR A CRIANÇA QUE EXISTE EM VOCÊ ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS.

Diga a verdade, brincar é bom demais!!! Vai me dizer que você esqueceu como era bom brincar na rua , em casa com seus amigos quando você tinha por volta de 5, 6,7, 8,9,10 anos de idade? Toda questão está na correria do dia a dia que temos hoje e que deixamos adormecido o nosso espírito infantil. Mas para quem tem filhos, ou seja,  é mãe, é pai, faz um bem enorme deixar despertar a criança que existe em você para brincar com a criança ao seu lado hoje e que você tanto ama!

A cada ano que passa percebo o quanto as crianças estão deixando de brincar, do tipo correr, pular, suar, com interação social com os amigos da escola, da rua, do condomínio, para ficar dentro de quarto jogando vídeo-game de diversos tipos, simulando várias atividades, ações, mas a criança em si está literalmente parada em frente uma tv.

Mas a grande pergunta é… Quero isso para a minha criança com a idade que ela tem hoje? Acredito que o equilíbrio entre as duas formas de brincar é a melhor opção.

Entretenimento é isso , é brincadeira, é diversão, é recreação. Quando estamos alegres, felizes, ficamos mais livre para aprender coisas novas, por isso que falamos que a criança aprende brincando. Logo, precisamos valorizar o ato de brincar da criança, em todas as fases da vida, pelo menos até os 12 anos de idade. Com as brincadeiras as crianças ampliam os conhecimentos sobre si , sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor, construindo aos poucos amizades que podem ser levadas para toda vida , até a vida adulta.

foto perfil da fan page ser mãe

Então, te convido hoje para uma AÇÃO. Isso mesmo! Vou dar 10 dicas de brincadeiras para você colocar em prática ainda hoje com a sua criança:

1- Amarelinha

Nossa! Amarelinha é uma brincadeira clássica para todas as crianças . É recomendado para criança a partir de 4 anos de idade. Em alguns lugares públicos tem pintado no chão. Mas se não tiver perto de onde você reside, não tem problema, você pode desenhar com giz e colocar o número correspondente a cada quadrado e no final não esquece da palavra “Céu”. Aí é só arrumar uma pedrinha ou algum objeto para começar a brincar.

 

2- Pular Elástico

Você lembra, como você brincava de pular elástico? Quando não tinha as amigas para segurar, usava o que? A cadeira, é claro!!! Fazíamos várias sequencias de saltos fáceis, médias e difíceis “pra caramba”. Errando a sequência passava a vez para outra amiga.

Para brincar de Elástico era só ter um elástico grande a disposição em casa, super simples.

 

3- Pular Corda

Pular corda além de ser uma brincadeira, momentos de diversão, é um belo de exercício físico muito bom para a saúde da criança, na verdade para qualquer idade.

 

4- Mamãe, posso ir?

Escolhe uma criança para ser a mamãe e os outros são os filhos. A mãe fica de em uma ponta do espaço , onde será a brincadeira, e os filhos na ponta inversa.  Cada um de uma vez, um do lado do outro, faz a clássica pergunta:

-mamãe, posso ir?

-sim

-quantos passos?

Ai nesse momento a “mamãe” escolhe os tipos e a quantidade de passos que vai dar em direção a ela. Ganha quem chegar primeiro até a “mamãe”.

 

5- Esconde-Esconde

Tenho certeza que você sempre brincou de esconde-esconde, seja na escola, em casa,  em festas infantis, período de ferias, enfim, onde tinha criança, essa brincadeira fazia parte, com certeza.

Uma criança esconde o rosto, conta até 30, enquanto as demais crianças se esconde. Depois ela tem que ir procurar cada criança escondida. E sempre que achar uma criança, corre até a parede que estava com o rosto escondido e grita  1,2,3, e o nome da criança encontrada. O ultimo que bater seu nome na parede salva os demais.

 

loja-ser-mae-brinquedos-educativos-blog-madeira-familia

6- Quente ou frio

Uma criança esconde um objeto em um espaço determinado e as demais crianças saem para procurar o objeto escondido. A medida onde as crianças estão , a criança que escondeu vai dizendo quente ou frio, até que uma criança ache o objeto. E ai é a  vez dela de esconder o objeto.

 

7- Fui à feira

Uma criança inicia a brincadeira dizendo: “Fui à feira e comprei …”, diz o nome de uma fruta, verdura, legume. A próxima criança repete a frase e acrescenta um novo item , e assim por diante. É o vencedor quem não repetir o nome do item já falado, e lembrar de toda a sequencia de itens.

 

8- Passa o anel

Uma criança é escolhida para iniciar a brincadeira e que passara o anel em cada mão primeiro.  As outras crianças ficam uma do lado da outra, com as mãos juntas , entreabertas, como se fosse uma concha. A criança vai deixar o anel dentro da mão de uma criança e vai perguntar a uma outra criança: “Com quem está o anel?”. Se a escolhida a responder a pergunta ganhar, é a vez dela de passar o anel, se não acertar , quem ficou com o anel , passará .

 

9- Elefantinho Colorido

Quem iniciar a brincadeira, inicia com a seguinte frase:

 – “Elefantinho Colorido!”

Os outros respondem:

-“que cor?

Ela escolhe a cor , e todos tem que tocar em objetos que tenha a cor que foi pedida.

Aí o próximo a comandar foi quem encontrou a cor primeiro.

10- Alerta

Começa com uma criança e joga  a bola para cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.

 

Gostou de recordar essas brincadeiras de infância?

Vai brincar hoje , ainda, com sua criança, pelo menos com uma brincadeira aqui proposta?

Comente aqui qual foi a brincadeira que você brincou e como foi?

Até a próxima!

www.lojasermae.com.br

Jogos , Brincadeiras e brinquedo

loja-ser-mae-espaço-fisico-loja-colaborativa-brinquedos-educativos

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s