5 dicas de como falar de dinheiro com sua criança.

Na sua família vocês conversam sobre o dinheiro e a sua importância na vida da família?

Fazer um planejamento financeiro, nem sempre é fácil, né?! Mas nos dias atuais o que mais se fala na televisão, telejornais e na internet é sobre a importância de se aprender sobre educação financeira.

Quando mais cedo você passar essa consciência para seu filho (a) melhor!!! Ajudar nossos filhos a terem uma relação saudável com o dinheiro é uma atividade super válida e que vai levar o ensinamento para a fase adulta. A nossa postura como pais com relação ao dinheiro precisa ser clara e objetiva, pois diz muito para nossos filhos como lidamos com o dinheiro. Então, o principal é sermos o exemplo para nossas crianças.

Pensando nisso, e tendo consciência de que devemos ter um bom planejamento financeiro para transmitir aos nossos filhos, surgem um monte de perguntas, como por exemplo, quanto dar de mesada? Que regras serão impostas para ter direito a mesada? Precisa disso? Como ajudar meu filho a empreender?

As 5 dicas que quero compartilhar com vocês são:

1- Ida ao supermercado, deixe a criança participar da decisão:

Para ensinar sobre educação financeira podemos iniciar elaborando uma lista de compras com sua criança e indo ao supermercado. A cada item selecionado na lista vejam o valor correspondente dos produtos e veja o mais barato e o mais caro e decidam qual levarão. Faça assim com todos os itens da lista.

Desta forma , sua criança intuitivamente vai reconhecer os produtos mais baratos e os mais caros, só de olhar os números nas prateleiras.

 

2- Converse com sua criança sobre como você ganha dinheiro. Qual trabalho você faz para ser remunerado e ganhar dinheiro.

Vai chegar uma fase que a criança despertará curiosidade sobre o que a gente faz, como que a gente trabalha e como fazemos para ganhar dinheiro. É válido você levar sua criança para conhecer seu local de trabalho e conhecer suas atividades dentro da empresa. E caso você trabalhe em Home Office, converse com ela o que você faz e como você ganha dinheiro.

foto perfil da fan page ser mãe

www.lojasermae.com.br

3- Inicie o processo de dar mesada a sua criança.

A mesada é o primeiro contato da criança com o dinheiro. De uma forma única e  de uso exclusivo para ele. Com o dinheiro em mãos, a criança estará experimentando o “poder de decisão de compra” dele.

Por isso, recomendo conversar com sua criança os motivos que estão levando  você a decidir iniciar a mesada para ele. Converse sobre a importância de poupar, consumo consciente, e sobre ter planejamento financeiro, como metas a serem alcançadas. E deixando as metas expostas no quarto para que ele veja todos os dias , isso ajuda a ter mais consciência do consumo consciente. Estimule sua criança a ter um caderno e anotar todos os gastos que faça ao longo do mês.

 

4- Brinque com sua criança com jogos educativos  de tabuleiro. 

Existem jogos de tabuleiro bem legais como o jogo Banco Imobiliário, o jogo da vida , administrando seu dinheiro, outros.

Vale a pena conferir a idade mínima recomendada.

 

5- Estimule sua criança a empreender.

O futuro das nossas crianças depende de como as criamos. Quanto mais cedo , nós pais transmitirmos conhecimentos, comportamentos, valores empreendedores estaremos fazendo um bem enorme para nossos filhos ampliando os horizontes , tornando seres humanos mais felizes e realizados pessoalmente e profissionalmente.

Um pequeno exemplo, é a mão na massa . Estimule , nas férias , sua criança a vender alguma coisa. Vocês juntos vão precisar planejar o que fazer, como vai fazer e como vai vender. Legal né?!!!

Gostou dessas dicas?

Comente aqui e compartilhe com seus amigos!

Até a próxima!!!

www.lojasermae.com.br (44)

www.lojasermae.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s