Educação Infantil: O difícil momento de escolha da primeira escola da criança.

Já estamos no quarto bimestre do ano de 2018, final de Outubro,  e o ano 2019 já está batendo a nossa porta e com ele vem os projetos, planos , desafios e escolhas que temos que fazer para o próximo ano. E para algumas mães, alguns pais, com filhos já com idade escolar, em torno de 3 anos de idade, vai passar pelo difícil momento de escolha da primeira escola. Momento crucial para os pais e para a criança, porque envolve alguns aspectos e sentimentos, como confiança, por exemplo e sobre a necessidade da família em optar da criança ficar período integral ou parcial, no próximo ano letivo.

O ato da escolha pode envolver vários aspectos , no qual o casal pode levar em consideração. Matricular a criança na mesma escola que um dos dois estudou. Buscar sugestões de parentes, amigos e vizinhos. Fazer pesquisa de método de ensino e pesquisar se existe alguma escola que utilize o método que agradou os pais. Fazer pesquisa nas escolas próximas da residencia, ou no próprio bairro.

A pesquisa é fundamental. Então, caso você não tenha a certeza onde matricular sua criança, inicie a pesquisa nas escolas próximas a residencia , as vezes, é uma excelente opção, levando em consideração a localização, os valores, a necessidade ou não do transporte ou próxima do seu trabalho.

Dependendo como for a sua logística diária, de casa/trabalho, as vezes compensa procurar uma escola próximo ao seu trabalho. Normalmente isso acontece quando a localização do trabalho for em bairros residenciais também. No Centro, por exemplo do Rio de Janeiro, é mais difícil encontrar uma escola para educação infantil.

foto perfil da fan page ser mãe

Iniciada a pesquisa é bom ficar atenta além da estética, se a escola é limpinha, móveis em sala de aula se estão em perfeito estado, segurança, entre outros, é bom sempre perguntar sobre o funcionamento interno da escola, por exemplo, se a instituição tem a autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação, o alvará da vigilância sanitária está fixado em lugar visível, se a instituição tem em forma de documento a proposta pedagógica, se as professoras, tem no mínimo, a formação em nível médio, magistério,  se tem seguro acidente com algum plano de saúde, como se dá a participação da família dentro da escola, e outros.

Separei aqui 4 pontos para te ajudar neste momento tão tenso e difícil para todos nós:

1- Pesquise. Converse com outras pessoas, familiares, conversa com a vizinhas sobre a escola que os filhos dela estudam ou já estudou. E vai para as redes sociais e veja a classificação delas, o que outras pessoas dizem sobre a escola.

2- Visite. Vá a instituição, veja a estrutura da escola, sinta as pessoas que trabalham lá, converse com coordenadora, diretora, com a professora que poderá ser da sua criança. Quando você tiver quase se decidindo em qual escola irá optar leve sua criança e sinta como ela se sente, e bom ter essa troca.

3- Pergunte. É importante saber a quantidade de alunos em cada turma e a quantidade de professores em cada turma. Na educação infantil é preciso que tenha auxiliar junto com a professora dentro da sala de aula dependendo do numero de crianças por turma. Pergunte onde fica o banheiro infantil se é dentro da sala ou próximo. E pergunte , ainda, se a escola trabalha com projetos e como desenvolve a autonomia da criança.

4- Se esclareça sobre a lista de material pedida pela escola no inicio do ano letivo. Se esta lista está de acordo com MEC.

 

Para te ajudar ainda mais estou preparando um checklist com algumas dicas bacanas para este momento difícil.

Gostou?

Como foi esse processo de escolha da primeira escola para sua criança?

Quais foram seus principais questionamentos?

Conte aqui!

Até a próxima.

Confira aqui nossos brinquedos educativos para a primeira infância:

banner -loja-integrada-ser-mae-brinquedos-educativos

                                               www.lojasermae.com.br

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s