Como ajudar sua criança a exercer sua capacidade de criar.

Criar é ir para ação. Para ajudar sua criança a criar é preciso oferecer diversos tipos de experiências para que possa explorar o novo, ter contato com objetos concretos e sensações advindas de brincadeiras. As experiências vem da mobilidade física da criança, as relações com os objetos, fazendo combinações e associações entre eles, a linguagem oral e gestual, entre outros. Assim a criança consegue brincar de faz de conta, brincar com materiais de construção e brincar com jogos de regras (por exemplo, jogo de tabuleiro).

Não há nada mais significativo para a criança , do que o ato de brincar. É da natureza da crianças aprender e a entender o mundo ao seu redor brincando, além , é claro, de favorecer a sua auto-estima. O ato de brincar os gestos, os sinais, os objetos, os espaços significam muito e pode vir a ter novo significado no momento da brincadeira.  Você se lembra de alguma brincadeira que você gostava muito de brincar na sua infância?

foto perfil da fan page ser mãe

As brincadeiras de faz de conta

Para brincar  a criança precisa se apropriar dos elementos que compõem no seu cotidiano, e atribuir um novo significado.  A brincadeira acontece entre a articulação da imaginação e a imitação da realidade.

Uma lembrança que me veio a mente da minha infância, lá pelos 7/8 anos de idade,  foi que eu adorava brincar de professora. Tinha um quadro negro e giz era tudo que eu precisa para imaginar meus alunos e eu passando exercício no quadro, aula de matemática, português, e por ai vai. E isso reforça o quanto é importante valorizarmos as brincadeiras, assim recriamos e repensamos os acontecimentos do nosso cotidiano.

Brincando cria-se um espaço no qual a criança pode experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos.

 

As brincadeiras com materiais de construção

Para brincar é preciso deixar a imaginação fluir e construir qualquer coisa com os materiais que a criança tiver disponíveis, propiciando a ampliação do conhecimento por meio de atividade lúdica. Neste momento é importante a presença do adulto , no caso, pais, avós, tias, para ajudar na organização e ofertando os objetos necessários para que a brincadeira aconteça, como papelões, papéis, latas, adesivos, blocos em madeira e muito mais. E o mais importante é que a criança tenha a possibilidade de escolher com o que vai brincar, para que a criação seja livre e criativa.

Com a participação do adulto na brincadeira, ele irá observar e acompanhar o desenvolvimento da criança, como ela reage a um estimulo novo, se consegue se concentrar para fazer a tarefa, se tem atenção no que está fazendo, se é muito exigente com ela mesma, ou não. E é fundamental esse momento de convívio familiar, de aproximação e de experiências.

A presença dos pais ou responsável, neste momento da brincadeira , é valiosa para ambos, tanto os pais quanto para criança, será um momento em família dedicado a um conhecer mais um pouco do outro e com um espaço bem estruturado para brincar permite o enriquecimento das competências imaginativas, criativas e organizacionais infantis.

 

As brincadeiras com jogos de regras

 Com os jogos de tabuleiro, a criança se depara com as regras. Tem crianças que se dão super bem com as regras e tem crianças que não gostam de regras até ai, normal. Mas uma vez a presença de um adulto para conduzir a brincadeira se faz necessária e muito valiosa. Com o jogo de tabuleiro poderá o adulto, pais ou responsável, observará a criança, registrando sua capacidade de linguagem, capacidade social e dos recursos afetivos e emocionais que a criança dispõem.

Além de entreter, o jogo de tabuleiro é uma ferramenta de aprendizagem lúdica. Tem contato com diversos tipos de conhecimento,  estimulando a concentração, atenção, foco, raciocínio logico,   a capacidade de planejamento, pensamento estratégico, socialização e as emoções. Brincar em grupo, pode ser para muitos um desafio, pois precisa se comunicar, interagir  e trabalhar o raciocínio são fundamentais para qualquer fase da vida.

Qual jogo de tabuleiro você gostava mais de jogar ? Tem algum jogo que você jogava na sua infância e hoje você brinca com seu filho (a)?

O principal disso tudo é, nós , mãe e pais, buscarmos alternativas de estar proporcionando as nossas crianças estímulos para aprender com muito alegria e diversão. De permitirmos ter esses momentos em família , essa conexão, essa interação, para que tenhamos laços e mais aproximações com nossas crianças… divertindo gerações!

Você concorda que brincadeiras e jogos aproximam as pessoas?

Comente aqui!!!

Gostou?

Até a próxima!

Conheça nosso site de brinquedos educativos

www.lojasermae.com.br

imagem-blog-loja-ser-mae

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s