Como tornar o processo de aprendizagem mais fascinante?

É comum hoje ouvirmos, lermos sobre assunto inovação na educação. Inovação em diversos seguimentos que a tecnologia está nos proporcionando . Mas será que as famílias brasileiras estão se preparando para essas transformações? E na área da educação, como estamos evoluindo? Será que nós pais, estamos dispostos a ensinar , com responsabilidade, para os nossos filhos a se prepararem para o futuro? O futuro está na nossa porta e não tem mais como voltar atrás, estamos dentro de um processo de adaptação e transformação na educação dos nossos filhos.

Preparar um geração capaz de pensar criticamente, resolver problemas, ter inteligência emocional, vai fazer toda a diferença no processo de aprendizagem das nossas crianças, tornando-o assim mais fascinante e seres humanos mais completos. Mas como , nós pais  podemos nos preparar para ajudar nossos filhos neste momento?

foto perfil da fan page ser mãe

O segredo , acredito, é que precisamos ajudar nossos filhos a desenvolverem suas habilidades natas, através da tentativa, do erro e da experiência.  Deixá-los a explorar o novo, sem julgamento, sem cobrança, deixando eles potencializar as habilidades.

É preciso encoraja-los a fazer o que sabem fazer de melhor, não importa se vão errar. Errar faz parte do processo de aprendizagem de todos os seres humanos. Celebrar seus avanços e suas pequenas vitórias faz muita diferença no processo de aprendizado para se tornar fascinante. O mais grave é não fazer , ou não querer fazer pelo medo de errar, medo de tentar. Concorda?

Para as crianças na primeira infância, vamos deixá-las brincarem, acompanhe esse momento de brincadeira, e aos poucos vão introduzindo objetos, materiais novos para se sentirem desafiados e estimulados a ser superarem, observando a faixa etária da sua criança. Quanto mais brincam, mais criam conexões, se desenvolvem fisicamente, psicologicamente e socialmente.

Desde pequenos é preciso que nós , pais, trabalhamos nos nossos filhos a autoestima deles. Crianças seguras e auto confiantes são capazes de aprender melhor, criar mais e ter equilíbrio emocional que vai ajudá-la a reconhecer seus erros e a aceitar os desafios da vida.

Nada de comparações, as crianças são únicas, é uma peça única. Ajude sua criança trabalhar  o autoconhecimento, percebendo seus pontos fortes e fracos e assim aprendendo a explorar seu potencial  e a se desafiar para melhorar seus pontos fracos.

É fundamental o envolvimento de toda a família neste processo de aprendizado mais fascinante. Crie como rotina,  momentos em família,  para conversarem sobre assuntos de interesses de todos, como por exemplo, viagem de férias, um projeto comum da família, e assim vocês vão se conhecendo e se ajudando um ao outro.

Comente aqui, como você vem se preparando para este momento de transformação?

Até a próxima!

www.lojasermae.com.br (44)

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s