Enriquecendo a maneira de brincar com brinquedos educativos

Como é bom iniciar o ano sabendo que os pais mais antenados estão buscando outras maneiras de presentear suas crianças, enriquecendo a maneira de brincar. Os brinquedos educativos e pedagógicos estão na lista de prioridade para as famílias. Percebo uma crescente conscientização por parte das famílias a estimularem a aprendizagem de uma forma mais lúdica, através de novas experiências (explorar o novo) e com cunho mais educacional, seja na esfera da matemática, cientifica , emocional, social.

Mesmo com tantas opções , como brinquedos colecionáveis, brinquedos com licenciamento de marcas, os brinquedos educativos ainda são considerados importantes na hora da escolha dos pais no momento de presentear. Sabemos que todas as formas de brinquedos e o ato de  brincar são válidas para as crianças, seja do mais sofisticado ao mais simples.

logo-ser-mae

É durante a infância que as crianças vivenciam transformações e experiências até então desconhecidas e o ato de brincar pode ajudar e muito neste processo, como relata a Psicologa  Rosana Medeiros CRP 5/48430 em seu artigo “O ato de brincar é de extrema importância para o desenvolvimento infantil. É através da brincadeira que a criança irá desenvolver seu emocional, cognitivo, social, físico e cultural. O brincar para criança promove a saúde,facilita o seu crescimento ao estimular a sua interação com outras crianças.

Assim também como a função do brinquedo é motivar a criança a brincadeira, um convite a ela entrar na atividade e a interagir com outras crianças, e assim se impulsionar e aprender a interagir em seu meio social, é através da atividade lúdica que a criança irá trabalhar sua imaginação, onde ela poderá criar histórias, fantasias que são pertinentes e normais em toda a sua fase infantil.

É através da brincadeira que a criança descobre suas habilidades, desenvolve suas sensações, percepções e novos aspectos motores e emocionais que são essenciais para seu crescimento.
Pois ela é uma atividade lúdica de suma importância que possibilitará a criança expressar suas dificuldades e seus déficits, desta forma o interagir da brincadeira aponta a nós profissionais o entendimento das manifestações de determinados conteúdos e conflitos latentes, pois viabiliza os processos de representação que atuam no psiquismo infantil que a criança não sabe expressar de outra forma. Neste sentido é o brincar da criança que irá nos apontar onde devemos promover a construção de novas possibilidades”. (Instagram – 04.06.2018)

Outro fator relevante é a tecnologia que está, hoje, presente na nossa vida e na vida de nossas crianças,  e veio para mudar o maneira de fazermos muitas coisas. Mas acredito que a relação de desenvolvimento infantil ainda é baseado nos estímulos sensoriais, tato, visão, olfato, audição e  paladar.  Como é bonito ver os bebês explorando os objetos novos (brinquedos), eles se dirigem até o objeto desejado, sentem em suas mãos, colocam na boca e depois jogam no chão. É assim que eles conhecem as coisas ao seu redor. E depois quando crescem , as crianças querem tocar no objeto, sentir a textura, ver como podem utilizar o objeto (brinquedo), querem experimentar o novo. Essa experiência de tocar, sentir, é natural do seu humano. É que ao longo dos anos vamos perdendo esse estimulo pois ouvimos ou dizemos a todos os momentos para criança que ela não pode tocar nas coisas.

Mesmo dando os presentes que a criança escolhe, seja ele o mais sofisticado ou o mais simples, só tem valor real quando a criança consegue dividir a sua experiência com os seus pais, é a tradicional frase BRINCAR JUNTO. A criança tem um desejo natural de se conectar com o tudo que está ao seu redor e com seus pais, elas necessitam de presença física para evoluir e se conhecer .  Tudo o que a criança vê no adulto, no adulto que ela ama, respeita e admira , ela vai imitar por que acha ser o melhor, porque seu filho (a) ama você!

Quando nos tornamos mães/pais é um processo natural, em algum momento, de nós visitarmos a nossa infância.  Faz tipo uma viagem ao tempo em vários aspectos da nossa infância. E daí desperta novas vontades , desejos que reproduzimos nas nossas crianças. Por tanto, não percam esse tempo único e especial de vivenciar e experimentar as brincadeiras, agora sobre um novo olhar, em uma nova posição, agora você é a mãe/pai que vai transmitir conhecimentos e experiências a sua criança. Você foi uma criança feliz?

Relembrar o que gostávamos de fazer, de que gostávamos de brincar, quais os brinquedos mais queridos que tínhamos, qual a boneca, o carrinho, a pipa , o jogo de tabuleiro preferido, enfim, deixar as lembranças virem a tona para dar um novo sentido ao relacionamento com as nossas crianças. O período da infância tem muito a nos ensinar hoje e nos ajuda a entender, compreender e aceitar a pessoa que nos tornamos. Portante, brincar é divertir gerações. Recordar é viver. Experimente!

Por isso, você concorda que é importante e necessário separar um tempo para o momento em família? Deixar os aparelhos eletrônicos de lado, por algumas horas  do dia , da semana, do mês e investir em brincadeira e brinquedos educativos e pedagógicos que vão agregar valor a vida da sua criança na fase da juventude e na fase adulta. Atualmente, os brinquedos educativos estão com design mais interessante, trazem propostas de manusear, de criação, de imaginação, além das linhas de ensino de matemática, português, ciências, geografia,  línguas estrangeiras, enfim… uma infinidade de segmentos para todos os gostos e necessidades.

Entretenimento é isso , é brincadeira, é diversão, é recreação. Quando estamos alegres, felizes, ficamos mais livre para aprender coisas novas, por isso que falamos que a criança aprende brincando. Logo, precisamos valorizar o ato de brincar da criança, em todas as fases da vida, pelo menos até os 12 anos de idade. Com as brincadeiras as crianças ampliam os conhecimentos sobre si , sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor, construindo aos poucos amizades que podem ser levadas para toda vida , até a vida adulta.

Me conta qual é a recordação mais bacana que você tem da sua infância?!

Comente aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Até a próxima!!!

Jogos , Brincadeiras e brinquedo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s