O futuro da educação já existe entre nós?

Já discorri em outros textos sobre o Método Montessori no qual aprecio demais , tenho um apego e ainda estudo sobre esse método extraordinário, de educação científica, que Maria Montessori nos deixou desde 1906. Esse método é único e atual e até hoje temos ambientes escolares que aplicam o método na sua essência.

Mas ao ler esse texto que traduzo para vocês aqui embaixo, vem a seguinte reflexão que quero dividir com você, mãe e pai: será que a escola que você escolheu para sua criança está se preparando ou já é preparada para ensinar, passando o conhecimento que farão sentido no futuro?

Boa leitura:

 O texto abaixo é tradução do texto  “The Future Of Education Was Invented In 1906” publicado pela revista Forbes americana.

A Wired tem uma história excelente, mas frustrante, sobre o que eles chamam de “Um Novo Método Radical de Ensino”, que está transformando a educação . É claro que,  como o próprio artigo diz , não há nada de “novo” nesse método de ensino: deixar as crianças descobrirem as coisas por conta própria, e elas não apenas aprenderão melhor, mas serão mais apaixonadas.

A parte frustrante da história é justamente essa: eles tentam conectar insights antigos sobre educação a uma história sobre tecnoputanicismo e a Internet e tecnologia transformando escolas. A grande parte é a história da Escola Primária José Urbina López, uma escola muito carente no México, onde um professor empreendedor ajudou seus alunos a estar entre os melhores do país, utilizando métodos dirigidos por estudantes. Essa história é inspiradora e até, às vezes, se move.

Mas aqui está a coisa: não há nada de novo nisso.

A peça é muito importante para o professor Sugata Mitra, famoso pelo experimento “buraco na parede”: deixar um computador em uma favela indiana para as crianças experimentarem e descobrir que as crianças descobriram como usá-lo e ensinou-se coisas. Tenho certeza que Mitra está trabalhando em coisas legais, mas não há nada de novo no fato de que as crianças vão se instruir.

De fato, o futuro da educação foi inventado em 1906. Esse é o ano em que Maria Montessori, que foi a primeira médica do sexo feminino na Itália, abriu sua escola revolucionária. As pessoas que falam sobre educação Montessori frequentemente falam sobre algumas das especificidades – sem notas, objetos de tamanho infantil, os alunos escolhem suas próprias atividades, o mesmo conjunto de materiais em todas as salas de aula, etc., mas isso não faz sentido. A educação Montessori foi tão inovadora porque foi o primeiro (e, no meu conhecimento),  método de educação científica . Com isso quero dizer o seguinte: todos os outros métodos de educação são baseados em um modelo abstrato da criança e daí derivam métodos de educação. Maria Montessori, médica e pesquisadora, fez o contrário: ela  experimentou com métodos e, com base nos resultados, construiu uma teoria da criança, que ela então testou e refinou através da experiência.

A razão pela qual tudo é como é em uma sala de aula Montessori apropriada é simples: tem sido demonstrado através de experimentos repetidos para trabalhar , em inúmeras salas de aula, através de culturas, etc.

É precisamente essa cultura de  experimentação , de  avaliação científica que está tão ausente em nosso sistema de educação centralizado e burocratizado, em vez de qualquer método ou hábito específico.

Enquanto isso, é por causa desse caráter científico da educação Montessori que ela produz resultados tão excelentes, resultados que são validados repetidas vezes. O trabalho da Dra. Angeline Lillard mostrou como a ciência mais recente respalda as descobertas do Dr. Montessori – assim como deveriam, já que foram retiradas do experimento.

O futuro da educação está aqui. Não tem nada a ver com laptops. Foi inventado há mais de um século. O que estamos esperando?

E para complementar , deixo a seguinte observação: As criança são curiosas por natureza e deixá-las explorar o mundo , de uma maneira orientada, é colocar em prática o ensinamento montessoriano. O que você tem feito ou oferecido para sua criança ter este espaço de explorar o novo e potencializar as habilidades?

Comente aqui!

Até a próxima!!

www.lojasermae.com.br (44)

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s