Os desafios na Educação Infantil – Tecnologia x Presença Física

Trabalhar com crianças na primeira infância é desafiador, mais ao mesmo tempo é muito prazeroso e apaixonante, pois não há nada compensador do que participar do processo de crescimento de um ser humano que ingressou no ambiente escolar com seus 2 ou 3 anos de idade e que depois de um tempo já consegue ler e escrever poucas palavras e se relacionar socialmente e emocionalmente com as pessoas ao seu redor.

A escola é um espaço de integração social muito grande e de novos estímulos fora do ambiente familiar. Por isso, é primordial que a escola seja de qualidade e os professores sejam muito bem preparados para receber essas crianças. A capacitação dos professores pode ser visto como um grande diferencial no momento da escolha da escolha para matricular um filho, por exemplo. Os desafios na Educação Infantil é uma realidade e que deve ter toda nossa atenção.

cropped-logo-ser-mae-1.jpg

Para começar, podemos falar sobre  a posição das mesas em sala de aula, por exemplo. As mesas em formato de U pode ajudar a  desenvolver a segurança, deixando os alunos mais a vontade de participar das aulas, a trabalhar a expressão corporal, a fala, a inibição. Além do clima da classe fica agradável e a interação social sobressai entre os alunos. Por outro lado, por parte da professora deixa ela mais próxima dos alunos. observando cada um, olho no olho. Gosto muito dessa frase : “Os educadores são escultores da emoção. Eduquem olhando nos olhos, eduquem com gestos: eles falam tanto quanto as palavras”.

E o que dizer sobre os avanços tecnológicos na área da educação? Não tem como fugir. É preciso ter uma conexão da escola com a tecnologia para apresentar novos recursos de ensino e aprendizagem para as crianças de hoje que vão encarar um novo mundo tecnológico.   As inovadoras metodologia de ensino dá oportunidade, por exemplo, de utilizar a tecnologia para ajudar na coordenação motora das crianças pequenas a cantar, dançar e a imitar os movimentos com as musicas que estão vendo e ouvindo pela televisão.

Que fantástico , além de ter a contação de historia presencial, pegando os livros com as próprias mãos, ainda ter o recurso de assistir historias infantis online para estimular a criatividade e a imaginação das crianças. A maneira de captar informação das crianças pequenas já mudou , não é como era no século passado. Por que não estimular a criatividade com a tecnologia?

brinquedo-educativo-loja-ser-mae-capa-blog-março-2019

Mas a tecnologia não vai substituir o contato , a presença física, dos pais e dos responsáveis no desenvolvimento da criança. Dedicar momentos de brincadeiras junto com a criança enriquece o relacionamento familiar.

Ler um livro para a própria criança passa diversas sensações que a tecnologia não consegue transmitir. O mesmo acontece com o ato de brincar entre os pais e os filhos É nesse momento de conexão que vai o aprendizado , pelo olhar da crianças de conhecer quem é o pai ou a mãe dela, e pelo olhar do adulto, conhecer a sua criança, como ela é,  se comporta , sua personalidade e seu jeito único de ser. Essa é a magia da relação familiar!

Você consegue algum método inovador que é aplicado na escola do seu filho / filha ou na escola onde você trabalha?

Comente aqui!! Compartilhe conosco!

Até a próxima!

Crédito da imagem destacada : <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/escola”>Escola foto criado por freepik – br.freepik.com</a>

 

brinquedos-educativos-loja-ser-mae-blog-caminhao-alfabeto-combine-encaixe-quadro-magnetico

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s