5 métodos de ensino alternativos que nos ajudam a perceber o desenvolvimento da nossa criança.

Com é bom ter inspirações de pessoas que dedicaram sua vida profissional em busca de melhorar e aprimorar técnicas de ensino com base no olhar sobre a criança. Observar a criança , respeitando seu tempo, interpretar suas expressões corporais, perceber a evolução motora e cognitiva de cada ser humano de forma única e personalizada.

Permitir que a criança conheça o mundo através de materiais para brincar que proporcionam interação, curiosidade, sensações, sons diferentes, texturas e muito mais, montando um ambiente organizado e seguro, com brinquedos e materiais para brincar apropriados a faixa etária da criança, ajuda-a a desfrutar de suas descobertas e conquistas motoras, e os adultos apenas observando suas explorações e habilidades sendo relevadas , pouco a pouco, através do brincar livre, com afeto e na presença de um adulto .

canva-imagem-blog-wordpress-loja-ser-mae-

É por isso que a cada dia que passa me encanto mais e mais com a Educação, principalmente com a Educação Infantil, na Primeira Infância. Os Bebês já trazem muita informação desde no seu nascimento e nós adultos precisamos entender e estudar sobre esses sinais que são transmitidos através deles todos os dias .

Jenny Alvares , é  socióloga com experiência na área de ensino e compartilha conosco um pouco sobre os métodos de ensino que valoriza a atividade autônoma do bebê. Vejam só:

Existem métodos de ensino alternativos por todo o mundo. Há uma série de instituições que acreditam numa educação mais holística, com seu foco no processo cognitivo e na criança. essas instituições já praticam métodos diferentes dos tradicionais.

Neste post, eu vou te mostrar 5 métodos de ensino alternativos que existem na atualidade para nossos filhos.

 

1 Método Montessori

 Criado pela pedagoga italiana Maria Montessori, este método é uma das seguidas e valorizadas em todo o mundo. Baseia-se na abordagem de aprendizagem através do jogo, o que o torna considerado pelo aluno como agradável e divertido

Também respeita as características individuais de cada aluno e o ritmo de aprendizagem de cada um. Promove a autonomia da criança e respeita seu direito de escolha. 

 O método Montessori afirma que um aluno pode aprender espontaneamente todas as habilidades necessárias para sua vida adulta. 

 Aplicando seus métodos pessoais de ensino para que os alunos aprendam a escrever, ler e matemática, permitindo que cada criança descubra seu conhecimento sem pressão.

 

2 Método Waldorf

Outro dos mais conhecidos é o sistema educacional criado pelo filósofo suíço Rudolf Steiner. Foca o ensino de cada criança individualmente, suas habilidades e criatividade. Eles incentivam o trabalho em equipe e fogem de exames e notas. Busca o desenvolvimento de cada criança em um ambiente livre e cooperativo com forte apoio na arte e no trabalho manual. Cada aluno exibe sua própria individualidade com a ajuda de seus talentos e os apoia em suas dificuldades.

 

3 Pedagogia Pikler

Emmi Pikler era um pediatra que se baseou em seu método de Freud, Spitz, Bowlby, teoria do apego, construtivismo e método Montessori. Este método baseia-se na teoria do apego para aprender que é necessário manter uma relação afetiva com o nosso entorno. As crianças precisam ser autônomas para atingir seus objetivos. O adulto tem que lhe dar segurança emocional para que a criança possa descobrir seu entorno.

 

4 Sistema Amara Berri

Este sistema aposta em um modelo educacional prático e menos teórico que o tradicional. O jogo é usado em situações cotidianas para desenvolver habilidades. O modelo educacional originou-se nos jesuítas de Durango em 1972, embora Loli Anauta seja considerada o motor do projeto realizado desde 1979.

Este movimento foi declarado Centro de Inovação Pedagógica pelo governo basco em 1990, o que lhe deu o apoio necessário para divulgar este modelo e implementá-lo em uma rede de centros.

Os alunos têm que aprender por pesquisa e os professores não precisam dar as respostas, mas ajudá-los a encontrá-las.

O ritmo de aprendizado de cada criança deve ser respeitado e as habilidades de cada um aumentadas. Em vez de disciplinas escolares, eles usam grandes atividades vitais, onde todos os assuntos estão inter-relacionados em torno de um conjunto de tarefas que são mais próximas e mais significativas para os alunos. Algumas dessas atividades são rádio, teatro, imprensa, palestras ou fantoches. Debate e pensamento crítico são encorajados.

 5 Filosofia de Reggio Emilia

Um sistema educacional original que nasceu em 1945 no norte da Itália. O nome vem da cidade onde nasceu seu fundador Reggio Emilia, cujo nome é Loris Malaguzzi. Um método valorizado em todo o mundo em que a criança é protagonista da educação. O professor apenas orienta o aluno em seu caminho de aprendizado.

crianças-aproximar-pais-filhos-loja-ser-mae-brinquedos-educativos-presente-infantil

Você já conhecia alguns desses métodos?

Por estar mais próximo a mim e por eu já ter me aprofundado em leituras e ensinamentos mais profundos de Maria Montessori, o Método Montessori, me encanta mais, pelas seguintes razões: O professor é um guia , um orientador para o aprendizado da criança, deixando a criança ser protogonista do próprio aprendizado. As classes são formadas por agrupamento, ou seja, por alunos com idades diferentes para que haja a troca de experiência e a oportunidade de ensinar o outro. Dá enfase ao ensinamento através da vida prática.

E você, qual método você tem mais afinidade? Tem outro que não citamos? A escola da sua criança segue alguma metodologia de ensino?

Compartilhe com a gente nos comentários!

Se você tem interesse em desenvolver sua criança a partir da observação do comportamento infantil e da sua participação, como mãe /pai, neste processo da curiosidade até o aprendizado e quiser conhecer brinquedos educativos voltados para explorar o novo e potencializar as habilidades das crianças na primeira infância, você precisa conhecer o site da Loja Ser Mãe.

Clique aqui no link de acesso➡️ http://bit.ly/SiteLSM

Acompanhe nossas redes sociais-loja-ser-mae-brinquedo-educativo-diversão-em-familia

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s